Como aumentar as vendas do seu negócio?

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Saber como aumentar as vendas é fundamental para uma empresa, mas existem dificuldades que podem impedi-la de chegar lá, tais como: mau gerenciamento comercial, preços acima ou abaixo do mercado, equipe desmotivada, campanhas de marketing inativas, entre outros. Portanto, para vender mais, é preciso identificar quais são os pontos mais fracos e investir para melhorá-los.

Por essa razão, reunimos aqui neste artigo algumas dicas sobre como fazer com que as vendas do seu negócio subam. Confira!

Defina objetivos e metas

O primeiro passo é estabelecer o quanto a empresa quer crescer, ou seja, onde ela está no momento e onde deseja chegar. Para isso é necessário traçar um objetivo quantitativo e qualitativo que determinem quando esse momento tiver chegado.
Por exemplo:
ser a empresa número um do mercado e elevar o faturamento mensal em 25% até o fim do ano”.

Assim, fica mais fácil estabelecer as metas da equipe de vendas, isto é, os números que eles precisarão atingir mensalmente para que a empresa conquiste o objetivo na linha de tempo determinada.

Por essa razão, acompanhar o desempenho dos vendedores tomando como base a meta é um trabalho que deve ser feito a risca pelo gestor ou dono do negócio. Afinal, só podem ficar no time aqueles que todo mês entregarem os resultados requeridos para que a empresa chegue ao ponto desejado.

Invista na capacitação profissional

A capacitação do time de vendas também é algo muito importante tanto para o aumento do faturamento quanto para a qualidade do atendimento ao cliente. Por mais que os produtos e serviços que você ofereça sejam ótimos, também é necessário ter um grupo de vendedores bem treinados que transmita ao público esses valores.

Contudo, a capacitação deve ser um processo contínuo, pois não basta reunir os vendedores uma vez por ano e treiná-los para que eles possam vender mais. É preciso considerar os fatores externos que podem influenciar os resultados, tais como economia, sazonalidade, diferença entre os perfis de cliente, etc. Portanto, o treinamento deve ser feito constantemente e, caso a empresa não consiga fazê-lo internamente, pode terceirizá-lo.

Encontre novos usos para seus produtos no mercado

Para ter uma maior penetração de mercado, você pode estimular os clientes a comprarem mais produtos por meio de promoções e ofertas. Datas comemorativas são épocas ideais para fazer isso, pois as pessoas estão mais estimuladas a consumir.

Além disso, você também pode descobrir novos usos para os produtos com os quais já trabalha para atingir novos mercados. Por exemplo: se a sua empresa vende fantasias e tem um movimento maior no Carnaval e Halloween, o foco durante o resto do ano pode ser atrair o público de festas temáticas e infantis.

Use o funil de vendas para saber como aumentar as vendas

O funil de vendas é o caminho que um consumidor percorre antes de comprar um produto ou serviço de uma empresa, por isso, é conhecido também como jornada do cliente.

Assim, a captação do cliente começa no topo do funil, passando pelo meio e terminando no fundo. Logo, identificar o comportamento dele em cada etapa é fundamental para que uma empresa saiba quais são as ações que deve tomar para fazer com que o caminho de compra seja realizado com sucesso.

O funil é formado por três ciclos: topo, meio e fundo. O topo é conhecido como “estágio da dor”, ou seja, o momento em que o possível novo cliente descobre ter algum problema com interesse em resolvê-lo.

No meio do funil, ela entra na fase da solução, em que começa a procurar formas de solucionar o problema que descobriu ter. Como nem todas as soluções podem ser as mais apropriadas, ela pode considerar os benefícios que cada uma provém, avaliando qual é a mais efetiva.

Por fim, o fundo do funil é o momento da conversão onde a pessoa descobre quem pode oferecer a melhor saída por meio de um produto ou serviço. Ao avaliar e escolher qual é realmente a solução ideal, a compra é feita e a jornada é concluída.

Portanto, conhecer bem o funil de vendas é essencial para o seu negócio, pois ao saber em qual estágio a pessoa que pode se tornar um cliente se encontra, é mais fácil saber qual a melhor abordagem a ser usada.

Use uma ferramenta de gestão de vendas

Saber como o funil funciona não é o suficiente, também é necessário ter uma ferramenta que possa trabalhá-lo, tal como um CRM.

O CRM — sigla de Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente — é uma ferramenta usada por equipes de marketing e vendas para trabalhar a geração e o monitoramento de clientes.

Por meio dessa ferramenta, é possível realizar várias ações, como cadastrar e contatar clientes, acompanhar o histórico de contato, enviar e-mails e verificar as taxas de abertura, fazer e gravar ligações, registrar produtos oferecidos pela empresa, emitir relatórios de performance de cada vendedor, fazer a medição dos resultados das ações de marketing, entre outras.

Usar um sistema CRM é de grande ajuda no processo de vendas, já que ele reúne todos os dados do cliente em um só canal: tipo de cliente, se já comprou com a empresa ou não, qual orçamento tem disponível para investir, como os produtos ou serviços oferecidos podem solucionar seus problemas, etc.

Sabe quando o cliente entra em contato com a sua loja e o vendedor não sabe do que ele precisa, por não ter registrado o atendimento anterior? Ou mesmo quando o contato de um novo cliente se perde por ter sido salvo em uma planilha aleatória? Esses tipos de problemas podem ser resolvidos a partir da implementação de um CRM.

Invista em anúncios de qualidade

Para aumentar as vendas também é preciso investir em anúncios. Como os de Outbound Marketing — televisão, revistas, jornais e afins — têm custo maior, uma solução mais econômica e efetiva é o Inbound Marketing.

Logo, armar campanhas no Google AdWords para atrair interessados no seu produto e no Facebook Ads, para causar um maior engajamento com seu público-alvo, são as principais ações que você pode adotar no Marketing Digital para trazer resultados em curto prazo.

Seguindo essas dicas você saberá como aumentar as vendas do seu negócio 😉

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