O que é uma foto 360?

Também chamada de panorama equiretangular, a foto 360 é formada da junção de várias imagens de um ambiente, feitas de um mesmo ponto. A sua junção gera uma imagem que pode ser visualizada em 360 graus em todos os eixos (X e Y) e dá a ilusão de imersão dentro do ambiente retratado.
Fotos feitas com lente grande angular e em diferentes tipos de exposição - HDR
Várias fotos costuradas geram a pano equiretangular, acima as fotos em seu "estado bruto".
Foto 360 equiretangular da Boca do Forno Soho, na Vila da Serra
Panorama equiretangular, é formada da junção de várias imagens de um ambiente, feitas de um mesmo ponto. Essa imagem mostra todas as imagens costuradas.
A mesma foto do exemplo acima, agora inserida no ambiente esférico, para dar a ilusão de imersão.

O que é um tour virtual?

É a junção de várias fotos 360 de diferentes ambientes. O objetivo do tour é facilitar ao máximo o acesso as fotos 360 e dar ao usuário a possibilidade de visualizar os conteúdos que mais lhe interessam de forma mais direcionada. No tour virtual existem elementos que enriquecem e facilitam a experiência de navegação, tais como mapas ou plantas baixas, fotos em miniatura dos ambientes retratados, videos, som ambiente, fotos com detalhes, etc.
Tour virtual de apartamento decorado
Exemplo de Tour Virtual 360 com navegação por planta humanizada em destaque

Que tipo de empresa ou empreendimento deve fazer um tour virtual ?

Todo tipo de negócio, público ou privado, que tenha como uns dos diferencias a estrutura física. Diferentes segmentos abaixo foram citados a título de exemplo:

  • Aéreo/naval: indústria, comércio e locação de aviões, helicópteros, iates, barcos e navios;
  • Agências de publicidade e propaganda: Projetos de clientes, que tenham como diferencial infra estrutura ou que o tour seja um diferencial ou ferramenta a mais de venda e promoção;
  • Comércio: lojas, magazines e shopping centers;
  • Concessionárias: loja e interior de veículos;
  • Construção civil: arquitetos, decoradores, paisagistas, construtoras, imobiliárias;
  • Cultura: exposições, museus, galerias e memoriais;Educação: escolas e universidades;
  • Entretenimento: casas de shows, discotecas, teatros, salões de festa, cinemas, parque de diversão, parque aquático, etc.
  • Eventos: shows, feiras , congressos, stands;
  • Gastronomia: bares, restaurantes, bistrôs;
  • Hotelaria: hotéis, pousadas, albergues, flats e resorts;
  • Indústria: fábricas e montadoras;
  • Saúde: hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios;
  • Turismo: patrimônio histórico, monumentos, parques, praias e praças;

Como o ambiente deve ser preparado para a sessão de fotos 360?

Os ambientes devem estar limpos e organizados e as pessoas que porventura apareçam nas fotos avisadas.

Como as fotos 360 captam todo o ambiente, cuidados como a limpeza do piso, superfície de móveis e vidros de janelas devem ser tomados.

Além disso itens desnecessários ou que normalmente não fazem parte do dia-a-dia do ambiente devem ser retirados, desse modo retrataremos o ambiente com a maior fidelidade possível.

Quanto tempo leva para fazer uma foto 360?

Levamos 2 minutos em média por foto 360. Esse tempo pode variar um pouco para menos ou para mais, se estendendo até 15 minutos por captura.

O que vai influenciar é o nível de iluminação do ambiente e a amplitude dinâmica (HDR) que decidirmos trabalhar, sendo que quanto maior a amplitude (maior número de fotos de uma mesma posição, variando de 3 a 11 variações na captura da luminosidade*) mais fiel à realidade a foto 360 será.

* Procedimento adotado na captura de Tours Virtuais 360 Premium, a técnica e o tempo de captura são diferentes no programa Street View Trusted do Google

O que é uma foto HDR?

Do inglês High Dynamic Range, HDR é uma técnica de fotografia que faz com que as imagens tenham o máximo de detalhes, mesmo nos casos em que as cenas retratadas não tenham muito contraste.

Com ela, é possível mostrar detalhes na luz e na sombra ao mesmo tempo.

Se trouxermos o conceito para o português, talvez as coisas fiquem ainda mais claras. O termo High Dynamic Range poderia ser traduzido como Alto Alcance Dinâmico. Ou seja, estamos falando de uma técnica que melhora significativamente a qualidade das imagens, tornando-as mais impactantes e diferenciadas.

Não se trata de um método novo, é amplamente utilizada em produções de filmes e vídeos onde existe a integração de modelos 3D e o mundo real, tamanha é o seu nível de detalhamento e informação de luz contida, no entanto, com o alcance digital que temos hoje, ele pode ser mais disseminado e torna-se muito mais fácil conseguir aplicá-lo. Somos especializados na criação de imagens HDR panoramicas 360 de alta resolução, por isso até preparamos um post com tudo sobre as fotos HDR e como utilizá-las no seu negócio ou empresa

Modelo 3D renderizado utilizando HDR panorâmica 360 de alta resolução e alcance dinâmico. A integração do modelo é perfeita.

Como as fotos 360 e o tour virtual são entregues para o cliente?

Os arquivos relativos ao tour virtual personalizado são entregues ao cliente para inserção no website, ou para cópia em notebooks, tablets e smartphones.

Os tours estão configurados para funcionarem em desktops, tablets e smartphones (inclusive offline)*.

Também podemos inserir o tour virtual e as fotos 360, desde que tenhamos as senhas de administração e FTP.

Todos os tours virtuais gerados possuem 2 opções de navegação*, uma por miniaturas das fotos dos ambientes e outra pela planta humanizada (quando fornecida pelo cliente).

* Apenas nos Tours Virtuais Personalizados.

Qual o prazo para entregar o tour virtual produzido?

Levamos de 1 a 2 dias úteis por foto capturada.

Tours virtuais 360 com no mínimo 3 fotos, levam em torno de 7 dias úteis para ficarem prontos e serem entregues e/ou publicados.

Esse prazo pode variar muito, dependendo do número de fotos, complexidade do ambiente e do nível de personalização contratado.