Como o Google Street View funciona para o seu negócio?

14 de Fevereiro de 2017


Você já se perguntou como o Google Street View funciona e como algumas empresas conseguem adicionar tours virtuais com uso da ferramenta? Neste post, você vai descobrir como os carros e trekkers que capturam imagens para a maior empresa de internet do mundo operam e ainda entenderá o que essa ferramenta pode fazer pelos negócios. Acompanhe:

Como o Google Street View Funciona?

O Google Street View é um recurso que disponibiliza, pelo Google Maps ou pelo Google Earth, vistas panorâmicas de 360 graus de partes do mundo. Ele captura a maioria das imagens com auxílio de um carro especialmente equipado para mapear e fotografar ruas. Tudo isso é feito usando uma frota itinerante de veículos equipados com câmeras, e em alguns casos por trekkers.

Os pouco mais de 250 carros do Street View que dirigem ao redor do mundo utilizam 15 câmeras a uma altura de pouco mais de 2,5 metros. As plataformas também dispõem de uma unidade de GPS para localizar a região e 3 scanners de alcance a laser que capturam modelos 3D dos arredores do carro enquanto ele dirige.

Mas existem alguns lugares que ele não pode alcançar. Para isso, a Google utiliza a Trekker Camera Rig, uma mochila menor e mais leve que fotografa ambientes inacessíveis por um veículo (por exemplo: o Grand Canyon). Antes destinada apenas a funcionários do Google, a trekker hoje é levada em aventuras ao redor do mundo por inúmeros parceiros, que ajudam a mapear o planeta nas rotas mais inusitadas.

O equipamento tem também 15 câmeras e um GPS, funcionando de maneira muito similar à frota de veículos — mas com leveza e praticidade. Ele captura um 1 a cada 2 segundos para posteriormente montar, com ajuda de software, uma vista em 360 graus.

O que é Street View Trusted e como ele funciona?

Já o Street View Trusted, anteriormente conhecido como Google Business View, é uma ferramenta para que as empresas exibam suas instalações por meio de um tour virtual, hospedado no principal mecanismo de busca do mundo.

Os tours são facilmente incorporados à página do estabelecimento na internet, oferecendo uma experiência imersiva para seus clientes sem que eles sequer precisem sair de casa.

Utilizando a mesma tecnologia do Street View, a plataforma permite que as empresas mostrem seu ambiente aos usuários da plataforma de uma forma visualmente envolvente. Entretanto, nesses casos, a fotografia é capturada por profissionais locais, que são treinados e certificados pelo Google.

As fotos estão sujeitas a inspeções de garantia de qualidade para verificar se se adequam ao alto padrão da companhia e se podem ser acessadas não só pelo Maps, mas também em outros aplicativos, como o Google+ e o Google Knowdlege.

Por que oferecer um tour virtual no Google é vantajoso para meu negócio?

Onde você procura algo quando tem uma dúvida? Para a maioria de nós, a resposta para essa pergunta é “no Google”. Os seus potenciais clientes não são tão diferentes assim, e as chances são de que o 1º lugar em que entrarão em contato com a sua empresa será por meio da plataforma de pesquisa.

O Google Street View Trusted é o 1º serviço premium disponível por meio do Google e oferece às empresas uma forma de apresentar um de seus aspectos mais exclusivos: a localização.

É uma poderosa ferramenta de marketing e de publicidade na internet que vai alterar completamente a forma como sua empresa interage com os clientes na internet. Afinal, o Google Street View fornece às empresas algumas vantagens e recursos exclusivos, como:

Para muitos proprietários, os benefícios do serviço de fotos corporativas do Google nem sempre são aparentes. Não tem problema! Elencamos os motivos pelos quais o Google Street View funciona para o seu negócio. Confira:

Obtenha destaque entre os resultados de pesquisa

Quando você participa do Google Street View, o tamanho dos seus resultados de pesquisa se expande e ajuda sua empresa a se destacar na página. Normalmente, um resultado de pesquisa é um amontoado de linhas de texto e hiperlinks que nem sempre dá o realce que sua empresa merece.

Uma vez que sua sessão de fotos é enviada para os servidores Google, sua listagem será expandida para preencher boa parte da tela do computador e incluirá gráficos de conhecimento no lado direito. O SEO da sua página agradece, já que os tours virtuais aparecem com todo o destaque possível na hora que alguém procura pela sua empresa.

Aumente o tráfego em sua loja

Quantas pessoas você vai seduzir exibindo não só o exterior de sua loja mas também seu interior? Essa é a sua oportunidade de brilhar e de competir com grandes lojas, tendo acesso a um fotógrafo confiável do Google em sua área.

Pela internet é possível realizar um tour virtual em seu estabelecimento antes mesmo de sair de casa. Se o seu negócio não parece atraente o bastante do lado de fora e você precisa convencer as pessoas a fazer uma visita, esse é o jeito certo de começar as coisas!

Interaja com seus clientes online

O Google Street View ajuda sua empresa a se tornar mais social. Todos sabemos que, quando um consumidor enfrenta um problema, é à internet que ele recorre para deixar um review. Se você tem um tour virtual, a chance de alguém ficar decepcionado uma vez que chega a seu estabelecimento é muito menor.

Além disso, se comentários negativos forem feitos, você pode responder esses clientes, descobrir o que deu errado e entender como melhorar sua experiência da próxima vez. Caso sua loja seja atacada por spammers, é possível contestar uma revisão, e o Google analisará caso a caso.

Agora que já sabe exatamente como o Google Street View funciona e por que a validação Trusted é tão importante para seu negócio, que tal compartilhar este post? Seus amigos vão adorar conhecer essa ferramenta!