Marketing para hotéis e pousadas: dicas e estratégias para atrair mais clientes

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O que é marketing digital? Bom, é uma forma de promover produtos e serviços usando mídias digitais, ou seja, tudo o que rola na internet. A gente sabe que o marketing digital é uma ótima maneira de manter contato com o público e oferecer coisas novas. E não é à toa que empresas de todos os tamanhos estão usando essa modalidade de marketing para seus negócios. Mas por que é tão bom assim? Por que empresas mais tradicionais e novos empreendimentos estão migrando seus investimentos para o marketing digital? Vem ver:

Comunicação fácil

Com o marketing digital, a empresa pode se comunicar em tempo real com o cliente. É só ele mandar dúvidas por e-mail ou nas redes sociais, ou conversar pelo chat no site da empresa. É muito mais prático para o público, né? Maior alcance e facilidade de comunicação Com o marketing digital, o seu produto ou serviço estará disponível na web 24/7 e o seu cliente pode se comunicar em tempo real.

Público-alvo preciso

O marketing digital permite que a sua empresa colete dados sobre o seu público consumidor, como: Horário que o usuário acessa o seu site; Comentários que o seu perfil nas redes sociais recebe; E mais possibilidades que surgem a partir do comportamento do seu potencial cliente.

Captação de dados

Sabia que é possível obter dados do cliente quando ele interage com o site ou com a rede social da sua empresa? Isso mesmo! A forma como o consumidor se relaciona com a ação de marketing digital fica disponível para você. Você pode identificar o gênero, a idade e até mesmo de onde o seu público acessou. Essas informações são importantes para entender o perfil do seu potencial consumidor e criar ações mais eficazes. E a vantagem de usar dados é que economiza tempo e dinheiro, já que você não precisa criar campanhas baseadas em “achismos” ou informações sem fundamento. Com os dados certos, você se comunica de maneira eficiente com o seu público.

Monitoramento instantâneo

Imagina que você lançou uma campanha para atrair mais hóspedes durante o verão. Mas de repente, o tempo muda (e agora está chovendo). Com o marketing digital, você pode monitorar como a sua campanha está funcionando e fazer ajustes em tempo real para adaptar a nova situação.

Alcance global

Com o marketing digital, você pode alcançar pessoas do outro lado do mundo. Isso é incrível para hotéis e pousadas que querem atrair turistas de outros países. Agora que você já sabe mais sobre o marketing digital para hotéis e pousadas, que tal colocar essas dicas em prática e atrair mais clientes para o seu negócio? Boa sorte!

Aprendendo a aplicar o marketing digital

Muitos empreendedores têm medo de trabalhar com marketing digital, pois acham que precisam de conhecimento técnico avançado. Na verdade, é possível aplicar estratégias de marketing digital de maneira simples e conquistar novos clientes com apenas algumas ações. Se você trabalha com hotelaria, confira algumas dicas para usar o marketing digital:

Publique vídeos do seu hotel ou pousada no YouTube

O YouTube é uma das redes sociais mais usadas atualmente, e criar um perfil para o seu hotel ou pousada é uma ótima maneira de atrair mais hóspedes. Grave vídeos mostrando as instalações do seu estabelecimento, apresentando os quartos, as opções de lazer e a mesa de café da manhã. Convide hóspedes a participar de vídeos falando sobre a experiência de hospedar no seu hotel ou pousada.

Crie um site e divulgue conteúdo nele

Um site é uma vitrine para o seu empreendimento e uma poderosa ferramenta de marketing digital. Nele, você pode disponibilizar informações sobre como o seu negócio funciona e quais são as vantagens e formas de contato. Além disso, publique conteúdo interessante para o seu público-alvo, como artigos sobre a região onde se localiza o seu hotel ou pousada e os melhores lugares para fazer passeios. Considere também disponibilizar o site em outros idiomas, como o inglês, para atrair turistas estrangeiros.

Utilize ferramentas de monitoramento

Existem ferramentas que podem ajudar a monitorar o comportamento dos usuários quando eles navegam pelo seu site. Isso pode ajudar a identificar quais assuntos ou áreas do site mais chamaram a atenção dos usuários. Além disso, utilize mídias sociais para se comunicar com os seus hóspedes e receber feedback deles.

Não esqueça das redes sociais

As redes sociais são ótimas para se comunicar com o público e compartilhar conteúdo. Crie perfis em redes como o Facebook e o Instagram e publique fotos e vídeos do seu hotel ou pousada. Além disso, responda aos comentários e mensagens dos seus seguidores para criar uma conexão mais próxima com eles. Também é importante usar hashtags relevantes para que as pessoas possam encontrar o seu conteúdo mais facilmente.

Instagram do Summervile Resort

Instagram do Summervile Resort

Use e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima maneira de se comunicar com os clientes e potenciais clientes do seu hotel ou pousada. Você pode enviar newsletters com promoções, ofertas especiais e conteúdo relevante para o público. É importante criar uma lista de e-mails de pessoas que se interessam pelo seu hotel ou pousada, e usar ferramentas de automação para enviar e-mails de maneira mais eficiente. Além disso, é preciso seguir as leis de privacidade e pedir consentimento prévio antes de enviar e-mails para os seus contatos.

Tour Virtual 360

Já imaginou se o seu cliente visitasse o seu hotel ou a sua pousada sem sair de casa? Essa é a possibilidade do tour virtual, uma ferramenta que utiliza fotos em 360 graus. Ela dá uma visão panorâmica do espaço e pode ser oferecida no site ou na rede social da sua empresa.

Para dar esse efeito, as fotos registram todas as dimensões do ambiente, em uma sequência especial e com alta qualidade, e assim o cliente pode reparar nos detalhes do local e ter uma sensação de imersão.
Tudo isso sem usar óculos 3D, pois o acesso pode ser feito em qualquer lugar, inclusive por um celular ou por um tablet.

Quem acreditou nessa ferramenta e se deu bem com isso foi  o Hotel Senac Barreira Roxa.
Esse estabelecimento disponibilizou um tour virtual em todas as suas dependências. É possível caminhar virtualmente pelos espaços  e ter uma ideia do quão confortável é o hotel.

Tour Virtual Hotel Senac Barreira Roxa
Tour Virtual Hotel Senac Barreira Roxa

Oferecendo o serviço de tour virtual, é possível que mais pessoas conheçam o seu hotel ou a sua pousada, pois tudo estará na internet. Além disso, esse tipo de ferramenta inovadora ajuda a construir uma imagem positiva do seu negócio, porque demonstra que você procura as maneiras mais atualizadas de oferecer uma boa experiência aos clientes.

Sites Responsivos

A sua plataforma precisa ser um site responsivo, isto é, deve apresentar uma estrutura e um layout que se adaptam automaticamente a um celular ou a um tablet, por exemplo.

Alguns sites, quando acessados por smartphones, têm formatação ruim. Isso é extremamente danoso para uma estratégia de marketing. Afinal, quem vai ter interesse por um produto ou por um serviço se o seu site não é convidativo para ler?

Site Responsivo do Hotel Barreira Roxa
Site Responsivo do Hotel Barreira Roxa

Outro detalhe é que o Google, desde 2016, já tem dado melhor classificação e o posicionamento para sites responsivos. Se o site da sua pousada ou do seu hotel não atende a esse critério, dificilmente ele estará entre os primeiros colocados nos resultados de buscas.

Sendo assim, é preciso investir em um site responsivo para celulares. Afinal de contas, sempre terá alguém usando um celular para localizar uma pousada próximo de onde estiver.

SAC 2.0

Alguns clientes podem não gostar de algumas coisas que surgiram durante a hospedagem em um hotel ou em uma pousada. Muitas vezes se tratam de erros naturais de acontecer ou não foram culpa exclusiva do empreendimento hoteleiro.

De qualquer forma, esses clientes vão para a internet fazer um estardalhaço. Antes mesmo de buscar soluções com o hotel ou com a pousada, eles falam para os 4 cantos do mundo sobre a sua aflição. De fato, isso gera um desgaste para o negócio hoteleiro.

Ask Suite
Ask Suite

Uma saída bastante interessante para se precaver nesse tipo de situação é adotar o SAC 2.0. Essa é mais uma tendência do marketing digital, que trabalha ativamente na internet para antecipar e identificar reclamações sobre a empresa.

Esse canal pode monitorar o que acontece nas mídias sociais e também nos fóruns relacionados ao ramo de atuação. A empresa observa o que é dito sobre ela e se posiciona para evitar que um problema pontual ganhe grandes proporções.

Também é possível fazer pesquisas de satisfação por meio de questionário on-line.

Pesquisas Online - Survey Monkey
Pesquisas Online – Survey Monkey

As empresas podem convidar clientes para responder sobre o nível de credibilidade da marca e a qualidade do atendimento e, inclusive, solicitar sugestões. Isso ajuda a melhorar o relacionamento com os consumidores.

Como todas as modalidades de marketing digital, o SAC 2.0 deve ser bem planejado. É preciso definir um cronograma de monitoramento efetivo na rede, além de utilizar uma linguagem em sintonia com o cliente no caso de resolução de conflitos. Aplicando o SAC 2.0, a prevenção de problemas está otimizada.

Comece agora mesmo!

Como você pôde perceber, o marketing digital para hotéis e pousadas é uma oportunidade bastante interessante. Com as dicas que mostramos, já é possível delinear uma estratégia.

Verifique a qualidade das fotos do seu negócio. Se elas não estiverem com boa resolução, prefira substituí-las por fotos profissionais. Contrate alguém experiente para realizar as imagens. Afinal, uma foto profissional consegue chamar mais atenção de futuros clientes e fortalecer a marca.

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