As pequenas e médias empresas (PMEs) têm se multiplicado no Brasil e no mundo e atualmente são responsáveis por um grande volume de negócios, empregos e renda. O crescimento de pequenas e médias empresas está modificando o comportamento dos mercados e redefinindo estratégias de marketing, vendas e negociação.
Muitos brasileiros desenvolveram seu lado empreendedor e agora se dedicam aos negócios próprios. Assim, cresce também a concorrência entre as PMEs e, por isso, empresários e administradores buscam novas estratégias de expansão. Descubra agora mesmo os desafios e as oportunidades de crescimento de pequenas e médias empresas!
Os desafios de empreender
Muitos economistas e empresários atribuem o alto índice de falhas de novas empresas ao chamado “Custo Brasil”. Segundo eles, as altas cargas tributárias e previdenciárias, a legislação trabalhista, a burocracia, a corrupção, os altos preços e as dificuldades de captação de recursos são entraves ao crescimento do país.
Os empresários apontam ainda a baixa qualidade da educação e a falta de mão de obra qualificada como aspectos negativos do cenário nacional. No entanto, muita gente acredita que ainda existem oportunidades de desenvolvimento e aposta em inovações para continuar crescendo.
Oportunidades de crescimento de pequenas e médias empresas
As PMEs já chegam a representar até 40% do PIB brasileiro e são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no país. Isso significa que o contexto econômico brasileiro é favorável ao desenvolvimento de empresas de pequeno e médio porte.
O mercado percebeu o crescimento das PMEs e muitas empresas passaram a oferecer soluções específicas para esse tipo de negócio. Já é possível encontrar e contratar linhas de financiamento, modelos de compra, estratégias de marketing e de gestão desenhadas para atender às necessidades das empresas que têm um faturamento mais modesto.
Passos para atingir o crescimento
É possível atingir o crescimento nas pequenas e médias empresas adotando práticas simples de gestão, planejamento e marketing. Confira estas dicas!
1. Planeje e organize
A falta de experiência em gestão de negócios acaba gerando resultados negativos em algumas PMEs. Muitos empreendedores têm uma boa ideia ou investem naquilo que gostam de fazer, mas não têm nenhuma experiência em planejamento e organização de empresas.
Planejamento e organização são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Aprenda noções básicas de marketing, administração, controle e gestão de custos. A terceirização de alguns desses serviços também é uma boa estratégia e vem sendo adotada por várias empresas de pequeno e médio porte.
2. Foque na experiência do cliente
O cliente deve ser sempre o centro das atenções na sua empresa, afinal, é ele quem a mantém funcionando.
Analise, pesquise e colete os hábitos, gostos, preferências e desejos dos seus clientes e tome todas as decisões pensando nessas informações. Os consumidores devem estar no centro de todos os processos de uma empresa.
3. Aprenda com as outras empresas
Observe o mercado e o setor no qual sua empresa atua e aprenda com as outras companhias, sejam elas concorrentes ou parceiras. Aproveite as boas ideias e adapte-as ao seu negócio.
Aplique as práticas que deram certo em outras empresas no seu dia a dia, mas cuidado com o plágio – originalidade e senso crítico sempre caem bem.
4. Desenvolva e retenha sua mão de obra
Não é fácil encontrar mão de obra qualificada disponível no mercado. Você provavelmente precisará treinar e educar sua equipe para atuar conforme as visões da sua empresa. Manter uma equipe qualificada, experiente e disposta a aprender constantemente é importante para atingir o crescimento.
Ao encontrar e desenvolver bons profissionais, faça o possível para retê-los. Ofereça boas condições de trabalho, reconheça os esforços de cada colaborador e mantenha planos de crescimento para eles. Profissionais que trabalham satisfeitos tendem a prestar serviços de qualidade superior.
5. Aposte em novas tecnologias
O investimento em novas tecnologias acelera o crescimento das empresas. A tecnologia garante agilidade e inovação que se transformam em diferenciais competitivos para as empresas.
Fique atento às novidades, porque os consumidores querem soluções criativas e demandam mudanças a uma velocidade cada vez maior.
6. Invista na imagem da empresa
Esta dica vale tanto para o sentido figurado quanto para o sentido literal da expressão. Manter uma boa reputação perante os clientes é vital para a sobrevivência da empresa. Faça de tudo para receber avaliações positivas e evitar comentários negativos sobre os serviços prestados.
Para o sentido literal da expressão, prevalece a máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras. O aspecto visual da sua empresa e itens como decoração, espaço físico e iluminação contam muito para seus clientes. Invista na criação de um ambiente agradável e faça o investimento valer a pena com uma apresentação impecável e fotos de qualidade.
7. Reforce sua marca no ambiente digital
A internet e as redes sociais deixaram de ser uma possibilidade e passaram a ser um ambiente obrigatório para as empresas. Se você não está presente nos principais mecanismos de busca e nos mapas online, você não existe para seus potenciais clientes.
Marque presença no ambiente digital e reforce sua marca com campanhas de marketing online. Disponibilize informações, fotos e conteúdo relacionados ao seu negócio. Cuidado para não criar conteúdo irrelevante e acabar aparecendo de forma negativa. Se você não domina o assunto, contrate empresas ou profissionais especializados.
8. Mantenha a qualidade
Nenhuma estratégia de gestão ou marketing salvará seu negócio se o produto ofertado não apresentar uma boa qualidade. Mantenha um padrão e inspecione a qualidade dos seus produtos ou serviços.
Investimento no seu negócio
Nenhum empresário atingiu o sucesso sem acreditar nas próprias ideias e no seu modelo de negócio. Acredite na sua capacidade de realização, qualifique-se e aposte em estratégias corajosas para o desenvolvimento da sua empresa.
Invista em tecnologia e em inovações para impulsionar seu crescimento e busque auxílio de pessoal especializado sempre que necessário.
Mesmo com um investimento baixo, é possível planejar um negócio e construir boas estratégias de comunicação e marketing. Preste atenção nas empresas concorrentes e parceiras para aprender lições valiosas. Qualidade do produto, visibilidade da marca e satisfação do cliente são os pilares para o crescimento de pequenas e médias empresas.