Como atrair hóspedes nas férias – Marketing para hotéis

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Atrair novos hóspedes é um desafio para qualquer hotel, independentemente de seu tamanho. Muitas ações precisam ser desenvolvidas para conquistar clientes para o empreendimento. Muitas vezes, os hotéis focam apenas na venda direta e deixam de pensar em fatores que levam ao fechamento, como o atendimento comercial e o marketing.

Uma ação de marketing consegue atingir um novo público para as férias e festas de fim de ano e fortalece a imagem do estabelecimento. Trata-se de uma excelente forma de conquistar hóspedes com ações certeiras. Quer saber mais cobre o assunto? Continue a leitura!

O que é marketing para hotéis?

O marketing para hotéis é, basicamente, responsável por toda a divulgação de seu empreendimento. Essa publicidade envolve desde a veiculação de anúncios até ações promocionais e institucionais. Tudo isso ocorre por meio das mídias tradicionais (como jornal, rádio e TV) e a internet. Ter uma boa imagem online já é um grande passo para atrair mais hóspedes. A reputação na web não pode mais ser deixada de lado, já que a maioria das pessoas pesquisa o hotel (ou pousada) ideal pela busca do Google ou pelas redes sociais e, depois disso, entra em contato.

Como atrair mais hóspedes?

Se estivéssemos em um programa de perguntas e respostas da TV, essa pergunta valeria 1 milhão de reais! Não existe uma fórmula exata para conquistar mais hóspedes, mas alguns pontos precisam de atenção nessa busca. Investir no marketing para hotéis, já é um bom começo para o seu estabelecimento. Oferecer detalhes sobre o hotel, reforçar a imagem positiva e atender com empatia faz toda a diferença. Para lhe ajudar na busca pelo aumento do número de clientes nas férias e festas de final de ano, separamos 5 dicas que vão fortalecer a sua imagem e aumentar a procura por seu empreendimento. Confira

1. Capriche na foto!

Como as pessoas podem escolher um hotel? Por meio de imagens. Esse é um fator importante para conquistar novos hóspedes, cumprir com suas exigências de qualidade e provar que se trata de um bom ambiente para passar momentos especiais. A dica de ouro é mostrar todas as qualidades e o máximo possível de detalhes a partir de fotos(mas atenção, não use o Photoshop como se não houvesse amanhã, as pessoas estão vacinadas contra imagens “photochopadas”). Boas fotos ressaltam todos os seus pontos fortes e ajudam a definir entre o seu hotel ou o da concorrência. Fotos com boa definição chamam mais a atenção do usuário e mostram as características das acomodações. É um fator importante para o cliente e para o hotel, principalmente para expor com clareza o que o hóspede encontrará.

2. Ofereça informações completas

Quem escolhe um hotel para se hospedar nas férias,  geralmente faz uma pesquisa minuciosa, pois qualquer surpresa pode transformar algo divertido em um pesadelo. Por isso, seus futuros hóspedes precisam saber com riqueza de detalhes o que você tem a oferecer. Procure preencher todas as informações no site ou anúncio do estabelecimento. Quantas camas? Qual TV? Tem hidromassagem? Quem sabe academia ou piscina para o público? Esclareça todos os detalhes do quarto e dos ambientes à disposição. Uma dica de ouro é ter um site completo sobre o seu hotel, repleto de imagens e informações úteis para os futuros hóspedes.

3. Disponibilize um tour virtual

Uma das formas mais eficientes de mostrar quais são as qualidades de um hotel para seus potenciais clientes é por meio de um tour virtual. Entre as diversas vantagens, está a possibilidade de ver os ambientes de vários ângulos diferentes. O tour virtual ajuda a garantir que o movimento cresça, especialmente por mostrar muitos detalhes ao público.

4. Faça promoções

Seus futuros hóspedes estão procurando o hotel ideal entre milhares de concorrentes. Além da qualidade, existe algo que chama a atenção de muita gente: o preço. Alguns procuram apenas uma opção vantajosa. Uma boa oportunidade pode ser uma promoção imperdível. Por esse motivo, é importante que você pense em ofertas que chamem a atenção e diferenciem seu estabelecimento. Algumas promoções podem ajudar com isso, como aquelas especiais para aniversariantes ou idosos e pacotes para universitários, por exemplo.
Outra possibilidade é pensar em ofertas para casais, como noites românticas ou experiências inesquecíveis para os apaixonados. Quando um possível hóspede avista a palavra “desconto” no horizonte, seus olhos começam a brilhar. Pense em descontos especiais e invista na divulgação, principalmente em épocas de pouco movimento.

5. Cuide do atendimento

Muitas vezes, os hotéis criam promoções imperdíveis, oferecem informações completas e fazem um marketing certeiro, mas pecam no mais importante: a qualidade do atendimento. Uma recepção ruim se propaga com muita intensidade, pois os hóspedes mal atendidos fazem questão de transmitir que seu empreendimento não agradou. Isso estraga a imagem e prejudica a chegada de novos clientes. Apesar disso, tudo tem solução. Nunca se esqueça de se colocar no lugar dos clientes e atendê-los com respeito, educação e cordialidade. Sempre que possível, busque um feedback e ouça-os. Afinal, eles são a razão de seu negócio existir.

Vamos colocar em prática?

A propaganda é a alma do negócio — especialmente para o setor hoteleiro, onde a competitividade cresce a cada dia. Uma boa estratégia de marketing garante que os hóspedes optem por seu hotel diante de milhares de concorrentes. Agora que você já sabe da importância de oferecer boas informações, disponibilizar um tour virtual e atender com qualidade, pode pensar em estratégias certeiras para conquistar um novo público.

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