A internet mudou a forma de como atrair clientes e interagir com eles. Se, antes, o relacionamento com o consumidor se iniciava somente no momento em que entrava em nossa loja, hoje quem aguarda passivamente isso acontecer fica para trás e perde espaço diante da concorrência.
O público de hoje está online, e é na rede que ele busca conhecer as marcas com que quer interagir. Pode acreditar que antes de entrar em contato com você, o cliente pesquisou seu nome na internet, olhou seu endereço no mapa e consultou suas referências e produtos.
Agora imagine se, ao digitar o nome da sua empresa no Google, ele não encontrar nada. Provavelmente isso não só passará uma imagem ruim, como pode fazê-lo desistir de se relacionar com sua empresa.
É por isso que hoje é essencial investir em maneiras de divulgar seu negócio na internet. Mas você não tem ideia de como atrair clientes na web? Não se preocupe! Este post foi feito justamente para te guiar sobre as novas formas de fazer marketing na rede e te ajudar a alavancar seu negócio! Vamos lá?
1. Invista em redes sociais
O brasileiro é viciado em redes sociais. Líderes mundiais de horas gastas nessas redes, estamos presentes no Facebook, no Instagram, Snapchat, entre outras. E uma das premissas básicas do Marketing Digital é: esteja onde seu cliente está.
Ou seja, depois de conhecer a fundo quem compra de você — que chamamos de buyer persona, uma representação semifictícia do seu cliente ideal —, é preciso descobrir quais redes ele mais usa, e ter uma representação da sua marca dentro delas.
O Facebook hoje é básico; ter uma fan page no gigante das redes sociais e investir no Facebook Ads, que é uma plataforma de anúncios pagos da rede, é essencial. Mas onde mais sua persona está? No Instagram? Então talvez seja interessante criar um perfil e postar fotos dos seus produtos.
Snapchat? Hoje o marketing no Snapchat é um dos que mais vem crescendo em todo o mundo. Quem sabe você não vira pioneiro no seu nicho de mercado e começa a investir logo nessa rede?
Enfim, o importante é entrar na cabeça da sua persona e entender onde ela está e como gosta de se comunicar. Fale a língua dela que, sem dúvidas, você será ouvido.
2. Anuncie no Google
O Google, assim como o Facebook, possui sua própria plataforma de anúncios: o Google Adwords. Acha bobeira investir nele? Pense só conosco: se alguém quer comprar uma máquina de cortar cabelo, mas não tem ideia de quanto custa, nem de qual modelo vai atender, muito menos de onde comprar, o que você faz? Vai no Google.
É lá que você encontrará comparações entre marcas e modelos de máquinas, endereços das lojas que vendem próximas de você, ou quem sabe um e-commerce com uma promoção sensacional no modelo que você escolheu.
Isso significa que se você é um vendedor de máquinas de cabelo, provavelmente gostaria de aparecer entre os primeiros resultados quando alguém digitar no Google “onde comprar máquinas de cabelo”, certo? Afinal, é comprovado que os usuários se prendem à primeira página da pesquisa, quando muito à segunda e, mais raro ainda, à terceira.
Ou seja, se sua lojinha de acessórios para o cabelo aparecer lá na página 47 dos resultados dessa pesquisa, a chance do seu potencial cliente não ficar nem sabendo da sua existência é bem grande.
E com o Google Adwords, é possível fazer com que seu resultado esteja não só na primeira página, como também seja um dos primeiros.
3. Produza conteúdo
O que o Google retorna de resultado quando o usuário digita qualquer pesquisa nele? Conteúdo! Isso mesmo, sua página na internet deve estar cheia de conteúdo e é por meio dele que o Google vai relacionar os resultados orgânicos (aqueles que não são anúncios) das pesquisas.
Isso quer dizer que se você tiver uma página vazia, isso provavelmente não te ajudará a rankear bem no mecanismo de buscas. Além do mais, sua estratégia nas redes sociais não deve ser só baseada em criar uma página e deixar ela parada; é preciso produzir material para compartilhar com quem te segue.
O Marketing de Conteúdo é um dos pilares principais do marketing atual. Ele vai te ajudar não só a destacar suas páginas no Google e nas redes sociais, como também a se tornar referência no seu mercado e criar um relacionamento forte com seu público.
4. Aposte na geração e nutrição de leads
Você já ouviu a palavra lead? Esse é mais um termo novo que o Marketing Digital trouxe, e nada mais é do que aqueles usuários que avançaram no caminho para se tornarem seus clientes. Eles deixaram na sua página um contato com nome, e-mail e qual informação mais você achar necessária para, efetivamente, te ajudar a convencê-lo a dar o passo final.
E como fazer isso? Por meio das chamadas Landing Pages. Se você já comprou um produto na internet, com certeza já passou por uma delas. Elas são páginas de conversão no seu website, onde o usuário será levado a tomar uma ação, seja ela fazer uma compra, baixar um e-book ou outro.
Uma Landing Page sempre faz uma proposta e é estrategicamente desenhada para convencer o usuário a aceitá-la. Você pode criar Landing Pages para seus produtos, para seu conteúdo ou mesmo para convidar o público a participar de um evento na sua loja.
5. Faça um tour virtual
Uma das maneiras mais inovadoras de atrair clientes e divulgar seu negócio na internet é o Tour Virtual. Trata-se da junção de várias fotos em 360º de diferentes ambientes da sua loja física.
O objetivo do tour é facilitar para o usuário a visualização do ambiente e dos conteúdos que mais lhe interessam no seu negócio. É possível enriquecer e melhorar a experiência de navegação dele acrescentando mapas ou plantas baixas, fotos em miniatura, vídeos, som ambiente, entre outros.
Isso tudo contribui para o posicionamento de marca na web e para a construção de autoridade da sua empresa dentro do seu nicho de mercado.
E você, agora que já sabe como atrair clientes na internet, se sente pronto para começar? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais dicas sobre como investir em marketing na web!