Já faz tempo que a internet chegou para mudar a relação entre marcas e consumidores. As empresas já não podem mais ignorar a web como ferramenta de marketing e comunicação com os clientes.
Se, cada vez mais as pessoas usam a internet para buscar o melhor cabeleireiro da região ou saber se o restaurante mais próximo está aberto, sua empresa deve estar lá também para marcar presença e atender a essas dúvidas.
Provavelmente você já sabe disso, não é? Porém, nem sempre é fácil começar uma estratégia na internet. Então, vamos ajudar você a dar o primeiro e importante passo para iniciar sua presença online: a criação de um site.
Vamos ver, primeiramente, a importância de ter um site e, depois, o que não pode faltar em sites para pequenas empresas. Acompanhe!
Porque uma pequena empresa deve ter um site
Pequenas empresas têm muito a se beneficiar na web. Enquanto no mundo offline os pequenos negócios ficam restritos a um endereço físico e ao público próximo ao local, a web oferece um alcance ilimitado, permitindo concorrer até com os grandes do seu mercado.
Então, vamos ver os principais benefícios de criar um site para a sua pequena empresa?
Criar uma presença sólida na web
Ter um site transmite confiança aos consumidores de que sua empresa realmente existe e, mais que isso, que se preocupa com sua imagem. Para isso, é importante ter uma página bem executada e sempre atualizada.
Centralizar os conteúdos
O site é o principal canal da presença digital de uma marca, pois ele centraliza todos os conteúdos sobre a empresa e os produtos, nos mais diversos formatos (textos, imagens, vídeos etc.), tornando-os facilmente acessíveis e encontráveis pelos consumidores.
Aumentar a visibilidade da marca
Um site pode ser acessado de qualquer lugar, então seu negócio deixa de ter uma limitação física. Além disso, quando você coloca um site no ar, ele passa a ser indexado pelo Google e aparece nas buscas dos usuários, quando os termos pesquisados são relacionados à sua marca.
Transmitir sua imagem
Um site é um ambiente totalmente personalizável pela empresa. Ou seja, você pode usar o seu visual e a sua linguagem para transmitir o posicionamento do seu negócio, como forma de criar uma identificação com os potenciais clientes que o visitarem.
O que não pode faltar em sites para pequenas empresas
Elementos simples de um site são muitas vezes esquecidos ou ignorados. Dessa forma, você corre o risco de prejudicar a experiência do visitante e, infelizmente, perder potenciais clientes.
Não é isso que você quer, certo? Então, confira agora uma checklist de itens que não podem faltar no seu site:
1. Imagens incríveis
Com o tempo cada vez mais escasso, quanto mais rápido buscarmos uma informação, melhor! Por isso, as imagens têm um importante papel na hora de transmitir rapidamente uma ideia, persuadir os usuários e causar uma boa impressão.
Com a tecnologia atual, a produção de fotos e imagens de qualidade está cada vez mais acessível. Desde fotos de celular até imagens panorâmicas de dentro do estabelecimento: você pode explorar o potencial do visual para atrair mais clientes.
2. Localização
Experimente buscar no Google pelo nome de uma pet shop do seu bairro, por exemplo. Você provavelmente verá nos resultados da busca, em destaque, as informações de localização e de como chegar ao negócio.
O Google sabe que muitas pessoas buscam por negócios próximos e por isso valoriza tanto os dados de localização. Então, você também deve dedicar atenção a esse item no seu site e deixá-lo em uma posição visível para os visitantes.
3. Formas de contato
Em muitos casos, a busca do usuário no Google visa somente encontrar o número de telefone do negócio para tirar uma dúvida. Não são raras as vezes em que essa simples informação não é encontrada.
Por isso, os dados de contato – telefone, endereço, e-mail, WhatsApp, horários de atendimento etc. – devem estar disponíveis. Além disso, eles transmitem confiança para o visitante do site, que sabe que pode contatá-lo a qualquer momento.
4. Sobre a empresa
Nem todo mundo que chega ao seu site já conhece o seu negócio. Por isso, é importante ter uma seção no site que apresente a empresa, muitas vezes chamada de “Sobre a empresa”, “Sobre nós” ou “Quem somos”.
Aproveite para falar sobre seu histórico, sua missão, visão e valores, de forma que as pessoas entendam o seu propósito.
5. Depoimentos e recomendações
Ninguém melhor que os seus clientes para falar bem de você. Eles já tiveram uma experiência com a sua marca e conhecem seus produtos. Se você fez um bom trabalho, eles ficaram, também, satisfeitos.
Então, colha depoimentos e recomendações de quem já comprou de você. A opinião de outros consumidores é muito mais persuasiva do que a própria marca falando dela mesma em uma peça publicitária.
6. Venda
Você precisa disponibilizar um caminho simples para que o visitante do site consiga efetuar a compra. Afinal, conquistar novos clientes é um dos seus grandes objetivos.
Entretanto, é muito comum que sites de pequenas empresas apresentem seus produtos, mas não mostrem como o cliente pode adquiri-los.
Por isso, facilite a vida das pessoas: se você vende online, disponibilize um botão de compra. Se só vende presencialmente, ofereça um formulário de orçamento ou diga onde o cliente encontra sua loja física.
7. Layout agradável
Você já deve ter passado pela situação de visitar um site e se deparar com um visual tão bagunçado que a sua reação foi fechar a janela do navegador rapidamente.
O layout das páginas é essencial para reter os visitantes dentro do site e oferecer uma experiência positiva. Além disso, ele deve transmitir o posicionamento da sua marca nas imagens, fontes, títulos e cores.
8. Navegação simples
Este é outro fator que pode espantar os visitantes do seu site: a experiência de navegação. Não há nada mais desagradável do que o usuário ficar perdido ou confuso na hora de buscar uma informação na página. Assim, ele pode desistir e passar para o site do concorrente.
Você deve criar uma navegação simples e lógica, com um menu claro e visível, páginas facilmente encontráveis e links funcionais.
Não faça o visitante pensar demais ou ter muito trabalho para executar alguma ação – simplifique!
Agora que você já sabe o que não pode faltar em sites para pequenas empresas, conheça melhor uma solução para negócios locais que pode destacar sua marca frente aos concorrentes: o tour virtual do Google.